sábado, 23 de fevereiro de 2013

Desanimada

Como sabem ando super ansiosa pela consulta de autismo em Coimbra, que deveria ser agora em Fevereiro. 
Mas aqui há dias lembrei-me de ligar para o Hospital Pediátrico de Coimbra para saber como estava essa consulta. Quando me informaram que ainda não havia chegado NADA de NADA. Nem de relatórios nem pedidos de consulta para Autismo. 
Lá fui para o Hospital de Leiria falar com a médica, que me disse que ia ver o que se estava a passar e me iria ligar assim que soubesse o que se passava com processo da C. Passado uma semana  ainda fui à médica de família tentar e também não consegui nada. Fui pedir um relatório no hospital da última consulta e de tanto ir ao hospital falar com A e com B e C....  lá me ligou a pedir desculpa, pois estava convencida que já tinha tratado do assunto mas não, nem sequer relatório ainda tinha feito mas iria ficar tudo resolvido ainda essa semana ( início de Fevereiro). Assim na semana seguinte liguei para Coimbra e ainda NADA, passei-me fui novamente ao hospital pedir mais esclarecimentos e deram-me o número do ofício e de certeza que no dia seguinte Coimbra já teria tudo. No dia seguinte liguei e sim já estava o processo e o pedido de consulta de autismo para a C. Perguntei quanto tempo é que poderia demorar visto ter sido esquecimento da médica e se haveria alguma possibilidade de ser mais cedo e claro a resposta foi NÃO. A consulta só vai ser em Maio ou Junho.  Como não gostei da resposta, ontem fui a Coimbra tratar de uns assuntos e à tarde fui tentar falar com os médicos mas em vão, pois a Dra. Guiomar e o Dr. Frederico não estavam. Consegui falar com uma enfermeira, que foi bastante prestável, que ficou com os nossos contactos e com um apontamento da nossa preocupação. Disse que iria falar com os médicos, mas vou voltar entretanto, pois isto esta a trazer-me um problema grave. A C para o ano não vai para a primária, vamos pedir o adiamento, mas vai para uma escola onde tem ensino estruturado e uma sala TEACCH de apoio, mas só tem direito a essa resposta se levar consigo na altura das matrículas o relatório de Coimbra em como tem PEA. Se não tiver esse relatório poderá não ter vaga no ensino estruturado e por isso tenho que insistir e insistir e insistir para ver se de alguma forma consigo a consulta RAPIDÍSSIMO, apesar do que a enfermeira me disse, que os apoios estão cada vez mais a ser cortados... :-( estou mesmo triste e desanimada só me apetece emigrar! Sei que há países na Europa que tem muito mais apoios para estes meninos lindos e especiais autistas.... 
Para semana vou à luta outra vez. Vou tentar telefonar aos médicos e se não resultar vou pessoalmente outra vez....
DESISTIR NUNCA!!! 

4 comentários:

  1. Olá,

    Realmente a burocracia é muito demorada. A minha pequena foi sinalizada em Junho com 2anos e meio e foi enviada a carta para o hospital para consulta de desenvolvimento, depois chegou a carta do hospital com a marcação e só tinha consulta para 28 de Dezembro(nessa altura já a pequena tinha acabado de completar os 3anos), agora já está mais acompanhada porque fui eu que tratei das coisas pelo privado, e as terapias da pequena sou eu que estou a pagar( terapia da fala e terapia ocupacional) a pequena também tem uma psicóloga que vai ao infantário 1x/semana mas foi atribuído pelo snipi por isso não pago, mas tive que me mexer e parece que mesmo assim as coisas não saiam do sitio.Depois de ter ido há consulta serviu para lhe marcarem os exames e agora vou dia 15 de Março há 2ªconsulta onde vão dizer o resultado dos exames. Agora estamos bem( tirando o enorme encargo financeiro), mas demorou muito tempo a se compor as coisas e acho que não devia de ser assim. E as coisas estão bem porque ando no privado e estou a pagar para isso( até o infantário é no privado)
    Mas nós mães somos mesmo assim e fazemos qualquer coisa para ver os nossos filhos bem, por isso vai há luta.

    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      As coisas comigo foram sempre pelo hospital e nunca tive razões de queixa porque como ela ficou internada com 1 mês e meio sempre teve imenso acompanhamento, nunca tive problemas. Só tive agora com esta medica que se esqueceu de enviar os papeis para a consulta de autismo de Coimbra. Entretanto já falei com a Dra. Guiomar e ela tranquilizou-me um pouco a dizer que breve vou receber a data da consulta... Vamos aguardar impacientemente.....lol

      Eliminar
  2. O meu H. também tem as terapias, a psicologia e todo o acompanhamento pelo serviço público da nossa área - Torres Vedras. Nunca precisámos de esperar muito, mas sobretudo porque somos pais "chatos" e porque temos tido sorte, efetivamente. Quanto à consulta de desenvolvimento e à avaliação específica do autismo, que tem que ser nos hospitais de Lisboa, é que tem sido mais demorado... esperámos 5 meses pela primeira consulta e agora mais 4 semanas pela segunda... Também tivemos a tentação de ir ao privado, mas o stress que a questão financeira nos causaria seria, provavelmente, mais prejudicial do que esperarmos mais uns tempos. Foi uma opção que acabou por não correr mal.
    Porém, o mais importante, que são as terapias, ele já as tem há uns 6 meses e aqui pertinho de casa.
    Essa consulta em Coimbra é específica sobre autismo? Ou é de pediatria de desenvolvimento?
    Coragem e paciência - não é o que os nossos pequenos nos exigem todos os dias? :) Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Eu estou muito satisfeita com o serviço público, só fiquei triste com o esquecimento da médica, mas paciência...Finalmente já me chegou a carta da consulta de Autismo dia 4 de Junho. É mesmo especifica de autismo. A C já foi vista pela melhor médica de Leiria, médica de desenvolvimento, e ela é que nos disse que só Coimbra na parte do autismo é que podem dar o diagnostico final.

      Eliminar