sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Primeiro dia de escola

A C este ano esta numa escolinha nova, apesar de termos adiado a primária decidimos que também ia mudar de escola, também porque esta escola tem muito acompanhamento à crianças especiais e principalmente autistas. Tem sala Teacch,  terapeuta ocupacional, educadoras de ensino especial e terapeuta da fala....claro que a C não vai ter este acompanhamento todo, mas isso é um assunto que estou a tratar....mas alguns vai ter. 
Hoje primeiro dia e só de manhã:  
Assim que parei o carro na nova escolinha começou a choradeira.... mas quando entramos no recinto........... gritava e chorava parecia que a estavam a espancar, atirava-se ao chão e gritava tão alto que pais, auxiliares, educadoras..... saíram a ver o que se passava, felizmente a educadora e auxiliar já estavam avisadas e como lidam muito com crianças autistas foram super super amorosas, pacientes e dedicadas. Na mesma salinha também há uma menina autista que tem mais ou menos as mesmas características que a C , portanto já sabem o que fazer e quando ia a sair a C um pouco mas só um pouco mais calma, dizia: "tu já vens, tu já vens". Sai a chorar e uma mãe viu  e disse-me que era normal nos primeiros dias as crianças chorarem (claro que ela não sabe que a C é uma menina especial) e aquele espectáculo todo uma criança normal não faz, daquela maneira não mesmo, mas continuando essa mãe disse-me que nem imaginava a sorte que a C tinha porque a educadora e a auxiliar eram super amorosas e que a C ia dar-se muito bem. Aquelas palavras vindas de uma mãe que não conheço de lado nenhum e ela foi tão meiga a falar comigo que fiquei mesmo aliviada e contente. 
Quando a fui buscar estava atenta a tentar ouvir os gritos dela, sim porque na minha cabeça ela iria passar o dia todo naquilo.... Qual a minha surpresa?? começo ao longe a vê-la a rir de mãos dadas com a educadora toda contente :))))
Perguntei que tal a manhã e a primeira coisa que me disse foi falar-me da S que é a tal menina autista. Será que a minha C notou algo semelhante nela?? E em casa falava nalguns nomes novos mas incluía sempre a S.
Bem agora vamos esperar até segunda feira para ver se vai mais animada.... vai ser até as 3h 30m e vai almoçar lá.... ai ai a minha barriguinha doí tanto com estes nervos todos nem tenho comido em condições só de pensar nesta nova adaptação e nesta mudança, sim porque ela não gosta de mudanças de rotina muito grandes e esta foi uma mudança brutal e também porque a mana não foi para essa escola, a M continua no infantário onde estavam. 
 Ai o meu coração aflito...