sábado, 23 de fevereiro de 2013

Desanimada

Como sabem ando super ansiosa pela consulta de autismo em Coimbra, que deveria ser agora em Fevereiro. 
Mas aqui há dias lembrei-me de ligar para o Hospital Pediátrico de Coimbra para saber como estava essa consulta. Quando me informaram que ainda não havia chegado NADA de NADA. Nem de relatórios nem pedidos de consulta para Autismo. 
Lá fui para o Hospital de Leiria falar com a médica, que me disse que ia ver o que se estava a passar e me iria ligar assim que soubesse o que se passava com processo da C. Passado uma semana  ainda fui à médica de família tentar e também não consegui nada. Fui pedir um relatório no hospital da última consulta e de tanto ir ao hospital falar com A e com B e C....  lá me ligou a pedir desculpa, pois estava convencida que já tinha tratado do assunto mas não, nem sequer relatório ainda tinha feito mas iria ficar tudo resolvido ainda essa semana ( início de Fevereiro). Assim na semana seguinte liguei para Coimbra e ainda NADA, passei-me fui novamente ao hospital pedir mais esclarecimentos e deram-me o número do ofício e de certeza que no dia seguinte Coimbra já teria tudo. No dia seguinte liguei e sim já estava o processo e o pedido de consulta de autismo para a C. Perguntei quanto tempo é que poderia demorar visto ter sido esquecimento da médica e se haveria alguma possibilidade de ser mais cedo e claro a resposta foi NÃO. A consulta só vai ser em Maio ou Junho.  Como não gostei da resposta, ontem fui a Coimbra tratar de uns assuntos e à tarde fui tentar falar com os médicos mas em vão, pois a Dra. Guiomar e o Dr. Frederico não estavam. Consegui falar com uma enfermeira, que foi bastante prestável, que ficou com os nossos contactos e com um apontamento da nossa preocupação. Disse que iria falar com os médicos, mas vou voltar entretanto, pois isto esta a trazer-me um problema grave. A C para o ano não vai para a primária, vamos pedir o adiamento, mas vai para uma escola onde tem ensino estruturado e uma sala TEACCH de apoio, mas só tem direito a essa resposta se levar consigo na altura das matrículas o relatório de Coimbra em como tem PEA. Se não tiver esse relatório poderá não ter vaga no ensino estruturado e por isso tenho que insistir e insistir e insistir para ver se de alguma forma consigo a consulta RAPIDÍSSIMO, apesar do que a enfermeira me disse, que os apoios estão cada vez mais a ser cortados... :-( estou mesmo triste e desanimada só me apetece emigrar! Sei que há países na Europa que tem muito mais apoios para estes meninos lindos e especiais autistas.... 
Para semana vou à luta outra vez. Vou tentar telefonar aos médicos e se não resultar vou pessoalmente outra vez....
DESISTIR NUNCA!!! 

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Hipoterapia

A semana passada decidimos ir ver alguns sítios onde fazem hipoterapia e saber condições. Num dos locais, por sinal foi o que mais gostámos, o pessoal foi muito simpático, tudo muito asseado e os cavalos lindos e bem tratados e ainda oferecem a primeira aula. Então fizemos a marcação para ontem, quarta feira às 17h.
Lá fomos todos contentes e a C estava radiante, até na escolinha lhe fizeram jogos e falaram muito sobre o assunto para ir bem preparada. 
Quando chegamos lá, fomos buscar o cavalinho para a C, uma linda égua chamada "Mágica", era cor castanho claro, muito linda e gostava muito de miminhos e a C não tem medo de lhes fazer festinhas. Toda contente foi escolher o toque (capacete) e toda satisfeita lá foi com o treinador. Quando chegou ao picadeiro, quis certificar-se que nós estávamos lá em cima a vê-la, o treinador pegou nela e a montou no cavalo. Assim que se viu lá em cima começou a gritar que não queria, e não, não, não.... lá foi o pai tentar convencê-la e depois eu mas em vão, não quis mais! Continuou a fazer miminhos à Mágica mas dizia que não, lá em cima não! Fiquei muito triste nem uma foto deu para tirar.
Hoje de manhã já me disse que queria ir outra vez no cavalo, que não ia ter medo e que a mãe e o pai ficavam lá em cima a ver.
Acho que vamos deixar esta experiência mais lá para a frente.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Algumas caracteristicas PEA

Agora com esta suspeita de PEA vou descrever algumas coisas que sempre achei estranho na C e algumas características que se tem vindo a evidenciar mais:

- Na escola foi sempre muito agressiva, mordia muito nos meninos 
- Nunca se interessou por brinquedos, nada, só gostava de agarrar coisas e metê-las em qualquer caixa ou saco e tirar e fazia isto muitas vezes, tirar e pôr
 - Não se interessava por nenhuma actividade na escola nem conseguia estar sossegada
- Só começou a falar aos 3 anos, pouco e monossilábica
- Hiperactiva e deficit de atenção
- Insensível a dor, chegou a queimar-se nos dedos e não se queixou
- Super sensível aos ruídos 
- Não tem noção do perigo
- Sempre dormiu muito, muito mesmo
- É muitíssimo meiga e gosta muito de beijinhos mas farta-se rápido se a abraçamos
- Nunca brincou com bonecas, só começou a brincar um pouco quando a mana tinha 1 ano, a C tinha já 4. A M com 1 ano já gostava de brincar com as bonecas então a C observava e começou, mas uma brincadeira muito pobre ainda hoje pouco brinca ao faz de conta
- Não gosta de ver bonecos nem nada na televisão a não ser ser vídeos de música, os vídeos que nós filmamos com a câmara, onde aparece ela e a família.
- Muita dificuldade no relacionamento com as crianças mas gosta de estar  com os adultos.
- Dificuldades na parte motora, tem psicomotricidade
- Não sabe lidar com a frustraçao
- E tem piorado muito as birras, grita deita-se no chão e não sei o que fazer para a acalmar :-(

Entre muitas outras coisas, mas já chega e eu a amo tanto....
As minhas duas lindas pipocas....

A M esta tudo normal, brinca muitíssimo fala sozinha, põe os bebés todos no castigo, ralha, faz miminhos etc. Gosta muito de brincar com a C e a M comanda sempre a brincadeira e tem muita paciência com a mana.



De volta!!

Pronto o meu portátil tem um teclado novo. Bem bonito o outro velho era preto e este é prateado... e funciona muito bem. Felizmente o café só afectou o teclado, de resto está a funcionar bem...
Uff que susto, não me apetecia nada (€€) comprar um novo.


terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

O meu portátil


Pois é... o meu portátil levou com um café em cima...
Algumas teclas não estão a funcionar....vou estar ausente do meu blog até resolver este problema, pois é uma chatice estar a escrever e algumas coisas podem ficar com erros.



Até breve....